O Sentido da gratidão

 

Ao falarmos do termo “gratidão”, lembramos também da expressão “obrigado” que vem da abreviação do latim obligatus e, mais especificamente, do particípio do verbo obligare, que significa ligar e amarrar.

Essa expressão demonstra que alguém fica obrigado ou ligado a outro devido a um favor, por isso obrigado e gratidão não são similares. Gratidão vem do latim e, em seu significado literal, denota graça, ou gratus, que pode ser traduzido como agradável. Nesse caso, divergente do termo, não há obrigações, ligações ou amarrações.

Gratidão é uma atitude divina expressada pelo ser humano, de reconhecimento, a uma pessoa que realizou um benefício, um auxílio, em favor de outra. Gratidão é uma espécie de “dever”, é querer agradecer a outra pessoa por ter feito algo muito benéfico para ela.

Uma das características mais importantes da fé cristã é a gratidão a Deus. Vários versículos da Bíblia falam sobre a importância de ser grato a Deus por tudo aquilo que Ele tem feito pelos seus filhos. Por esse motivo, a gratidão a Deus (e consequentemente a outras pessoas) deve ser uma das qualidades daquele que acredita em Deus.

São Tomás de Aquino nos ensina três níveis de gratidão e as palavras escolhidas para a expressar.

1-      O primeiro consiste em reconhecer (ut recognoscat) o benefício recebido;

2-     O segundo, em louvar e dar graças (ut gratias agat)

3-     O terceiro, em retribuir (ut retribuat) de acordo com as suas possibilidades e segundo as circunstâncias mais oportunas de tempo e lugar.

Infelizmente somos acostumamos agradecer só pelo que é bom. Mas todos os acontecimentos, bons ou ruins, nos trazem a oportunidade de melhorar enquanto indivíduos. Os desafios nos mostram o nosso próximo passo. Então devemos ser gratos, quando estamos bem e também quando os desafios aparecem.

A gratidão traz junto dela uma série de outros sentimentos, como amor, fidelidade, amizade e muito mais, por isso a gratidão é um sentimento muito nobre.

 

César Quirino

Fundador


FALE CONOSCO

  • Rua João Ridley Bufford,79 – Centro Santa Bárbara d’Oeste – SP
  • (19) 3044–3898
  • contato@operariosdamesse.org.br
  • Como Chegar

Pedido de Oração

Pesquise aqui