Blog - Formações

Maria gera em mim a santidade

Quando nos referimos a santidade rapidamente nos lembramos dos santos que a alcançaram e pensamos estar bem longe de alcançá-la. Posso dizer que a santidade é uma escola e os santos são os amigos que nela já se graduaram e nós estamos nesta escola buscando a nossa graduação, o nosso doutorado em santidade.

 

A boa nova que trago é que a mestra, a educadora desta escola de santidade é a Virgem Maria, é Nossa Senhora. Maria foi a primeira a educar Jesus que foi submisso a sua mãe durante 30 anos, a serva, a escrava de Deus exerceu sobre Jesus seu senhorio e tudo que eu entrego a ela, ela entrega ao Senhor. Deus Pai quis vir ao mundo pelo ventre de Maria e Cristo é gerado em nós pelo ventre de Maria é ela quem o forma em nós. Por isso a Virgem é esta escola, o caminho que nos leva a alcançar a santidade.

Deus escolheu um caminho para nos salvar e este é Maria, porque Deus assim o quis trazer a salvação, gerando o Cristo em Maria, prova disso encontramos no CIC (catecismo da igreja católica) em que cita nos artigos 967 á 969 esta verdade: “Maria é nossa mãe na ordem da graça”, ou seja, no mundo da graça, neste caminho de santidade que buscamos na intimidade com Deus, nesta luta diária pela conversão, Maria é a mãe, mãe de tudo, mãe da nossa salvação. Deus se utiliza de intervenções, de graças que nos concede durante o dia, no nosso caminhar para nos salvar e santificar e Maria é a mãe de tudo isso justamente pelo seu sim na anunciação.

A partir do momento que Maria se fez a escrava de Deus e gerou o filho de Deus em seu ventre ela continua hoje a gerar o filho neste mundo, a Virgem Maria gera o Cristo para o mundo, ou seja, tudo aquilo que gera o Cristo em mim, por exemplo: por que busco a eucaristia ? Para gerar Cristo em mim, a fé? Os dons? Tudo, tudo o que busco é para gerar em mim o Cristo e só pode vir por Maria, pois o ventre que o gera é o ventre de Maria, por isso só posso receber o Cristo por Maria. Jesus é o salvador, o redentor, mas que foi gerado no ventre da Virgem Maria e por ela continua a ser gerado em nós por isso ela atua junto a Jesus no plano de salvação, é Jesus que nos salva, mas é Maria que gera em nós o Cristo salvador, por isso Maria nos ajuda a alcançar esta santidade por seu sim , por seu amor fiel e humildade a vontade do Pai.

Que possamos receber este Jesus que é gerado por Maria em nós e permitir que ele nos santifique e por amor e humildade seguindo os passos de Maria sejamos santos.

Que a Santa Mãe de Deus interceda por nós.

 

Lais Regina

Consagrada da Comunidade