Blog - Formações

A minha alma glorifica o Senhor

Após receber o anuncio do anjo, Maria deixou brotar em seu coração um cântico de louvor a Deus: “A minha alma glorifica o Senhor...”. É exatamente sobre este dom que quero partilhar com você nesta edição.

 

O dom da gratidão, do qual Maria é o maior modelo, é o dom no qual o Senhor quer reavivar em nosso coração neste ano.

O primeiro passo para a gratidão é crer que tudo é dom de Deus, um dom gratuito, o mesmo que Maria fez diante do anuncio do anjo, mesmo com medo, sem entender, com as dificuldades do tempo e do momento. Maria elevou ao Pai a sua gratidão no magnificat.

Somos convidados a viver também este cântico ao dizer: “A minha alma te glorifica Senhor”.

Irmãos, mesmo nas lutas e nos desafios do dia-a-dia devemos ser gratos ao Senhor, pois na tribulação é o próprio Deus  que nos concederá o dom da espera, da paciência, do discernimento... Tudo é dom de Deus.

Recordemo-nos do evangelho dos dez leprosos, todos receberam de Jesus a cura, mas apenas um voltou para agradecer. A passagem de Lucas 17,16 diz: “ Prostrou-se aos pés de Jesus e lhe agradecia”, este era um samaritano, e Jesus lhe disse: “Não ficaram curados todos os dez? Onde estão os outros nove? Não se acha senão este estrangeiro que voltasse para agradecer?”

A palavra “estrangeiro” nos diz muitas vezes aqueles que estão fora, ou melhor, os que são de fora valorizam muito mais, são mais gratos do que nós mesmos. Muitas vezes até mesmo aqueles que não são cristãos demonstram maior gratidão por Deus que não conhecem, do que nós que o conhecemos.

Voltemos o nosso olhar para a Virgem Maria, a seu exemplo glorifiquemos a Deus. O Papa Francisco disse: “Peçamos a Nossa Senhora que nos ajude a entender que tudo é dom de Deus, e a saber agradecer, então garanto-vos ei que a nossa alegria será completa. Só aqueles que sabem agradecer experimentam a plenitude da alegria.”

 

Que neste ano dedicado a Maria, façamos o propósito de um coração grato ao Senhor por todos os benefícios de sua misericórdia.

 

Laís R.Rocêti

Consagrada