A Paz interior

Com origem da palavra “paz” vem do latim pax, a paz pode ser definida num sentido positivo e num sentido negativo. No seu sentido positivo, a paz é um estado de tranquilidade e de quietude; já, em sentido negativo, a paz é a ausência de guerra ou violência.

 

Hoje percebemos que existe a busca de uma paz social, onde são mantidas boas relações entre comunidades de indivíduos, porém sabemos que a paz é algo muito mais amplo, pois não é simplesmente uma “relação ou sentimento”, mas sim um estado que nasce do interior do ser humano. 

Em diversas passagens bíblicas é encontrada a palavra shalom com o significado de paz que é o desejo de bem-estar entre as pessoas ou nações. Por exemplo, "Shalom Aleichem", uma saudação frequentemente utilizada por Jesus e que significa "a paz esteja convosco".

Santo Agostinho diz que: “A paz é a tranquilidade da ordem de todas as coisas (tranquilitas ordinis)”. Quando ele se refere a “tranquilidade da ordem” como paz, quer nos comunicar um profundo fundamento da origem desse estado interior de espirito, que transborda para o exterior onde vivemos nossos relacionamentos sociais e fraternos.

 

Sendo assim chegamos a conclusão que a paz é um estado de profunda ordem e equilíbrio com isenção de perturbações, mesmo diante das diversas situações adversas que enfrentamos. Que Deus te conceda essa verdadeira Paz que nos proporciona permanecer firmes testemunhas de Cristo mesmo diante das tempestades.