Vida comum e Espiritualidade

VIDA COMUM

A forma de Vida Comum surgiu posteriormente à forma de Vida Secular na Comunidade. Nela, os filhos da vocação vivem o Carisma de forma comum, isto é, vivendo sob o mesmo teto, partilhando os bens em comum.

Nessa forma de vida, os irmãos doam suas vidas integralmente a Deus através dos serviços à comunidade. Vivem-se aí também os votos da consagração: a obediência, a castidade ,pobreza, e ir até as ultimas consequências,  bem como uma intensa vida de oração, fraterna e apostólica.

A Comunidade de Vida Comum é chamada a dar a primazia do seu dia e da sua oração a Deus. Com isso, parte do período da manhã é dedicado a oração – seja através de momentos pessoais ou comunitários – e a busca da intimidade com Deus através da Liturgia das Horas, da participação na Celebração Eucarística, adoração ao Santíssimo Sacramento. A forma e a ordem de se viver os momentos de oração, são adaptados conforme a realidade da comunidade.

Após o período de oração, iniciamos nossos serviços apostólicos como resposta à intimidade amorosa de Deus. Para isso dedicamos, de maneira geral, o resto do nosso tempo para os serviços apostólicos. Contudo, nessa intensa vivência comunitária e consagrada, a Comunidade de Vida Comum gera fecundidade espiritual e comunitária para a Espiritualidade, para a Igreja e para o mundo.

Espiritualidade

...