Como celebrar Corpus Christi em tempos de pandemia?


A solenidade litúrgica de Corpus Christi é uma demonstração pública da fé que temos na Eucaristia,  no Corpo e na Sangue de Cristo, que nos alimenta em cada Missa que participa. Todos os anos, pequenas e grandes cidades transformam suas ruas em belíssimos tapetes para receber Jesus, presente no Santíssimo Sacramento.

As ruas em que todos os dias são usados por ricos e pobres, empregados e desempregados, ateus e cristãos, enfermos e consumidores, dependentes químicos e recuperados, famílias e solitários, crianças e idosos, são revestidos de tapetes confeccionados com diversos elementos que juntos, compõe uma arte de amor que simboliza nossa devoção a Jesus Cristo. Nas ruas onde, todos os dias, uma vida se manifesta por diferentes matizes, a solenidade de Corpus Christi ganha um sentido especial, pois por onde todos caminham, Jesus, presente na Eucaristia, é levado com devoção e adoração pelos filhos que passam por seus filhos e filhas, todos os dias, percorrem.

É o sublime encontro de Salvador com os que ainda caminham rumo à pátria celeste. Jesus caminha sempre, e ao receber Jesus, numa demonstração amorosa do nosso amor por Ele, espirituosamente está afirmando: “O Senhor percorre meus caminhos da vida, e sua presença me sustenta, me restaura e me renova”.

Prepare seu coração para a solenidade de Corpus Christi

Em meio à  pandemia de coronavírus , viver um Corpus Christi diferente, porém não com menos intensidade. Na grande maioria das paróquias do Brasil, não precisamos mais de procissões com presença de fiéis. Contudo, somos convidados a preparar o nosso coração com fitas de amor, devoção, louvor, agradecimento, graça, esperança, misericórdia, caridade.

Jesus Cristo, que todos os anos passa solenemente pelas ruas de nossas cidades, vai voltar a passar pelas praças e avenidas, becos e jardins floridos de nossa alma, com o mesmo amor e intensidade dos tempos de saída. Jesus não foi roubado nem se escondeu de nós no meio de uma pandemia, mas continua vivo, apresenta a nossa história, curando-nos e socorrendo-nos no meio de tantas necessidades. E Jesus veio e virou sempre o nosso encontro para termos vida e vida em plenitude (cf. Jo 10,10).

 Jesus quer adentrar a sua casa

Procure celebrar o dia Corpus Christi junto com seus familiares utilizando um roteiro celebrativo (várias dioceses por meio de suas comissões litúrgicas têm preparado excelentes materiais). Caso não seja possível reunir-se com sua família ou more sozinho, busque vivenciar, de modo profundo, essa solenidade litúrgica. Prepare seu coração por meio da oração, do silêncio contemplativo, e acolha Jesus que o visita e permanece sempre contigo. Confeccione, com suas orações, o mais belo tapete de amor para acolher Jesus neste dia.

O mesmo Cristo, que todos os anos foram acolhidos por nós com tanto amor nas ruas de nossas cidades, vem, neste momento de isolamento social, visitando-nos em nossa casa e adentro em todos os territórios de nossa alma. Prepare-se com fervor espiritual para acomodar ou Senhor em nossa alma tão frágil. Que, em sua infinita  miséria , Ele “concede” nossos caminhos para que, quando retornar à normalidade das celebrações litúrgicas presenciais, estejamos renovados interiormente.


FALE CONOSCO

  • Rua João Ridley Bufford,79 – Centro Santa Bárbara d’Oeste – SP
  • (19) 3044–3898
  • contato@operariosdamesse.org.br
  • Como Chegar

Pedido de Oração

Pesquise aqui