Qual é a missão evangelizadora que a Igreja tem para si?

 

Diz o Código de Direito Canônico que o pároco deve providenciar para que a Palavra de Deus seja integralmente anunciada a todos os que residem na paróquia, instruindo os fiéis leigos nas verdades da fé pela homilia e pela instrução catequética. É necessário que haja um esforço especial para que a mensagem do Evangelho chegue igualmente àqueles que estiverem afastados da prática da religião. Com efeito, o próprio Cristo no instruiu: “vão pelo mundo inteiro e anunciem a Boa Notícia para toda a humanidade” (Mc 16,15).

Igreja Católica Apostólica Romana tem para si a missão evangelizadora. A Igreja, no entanto, não é feita de pedras nem madeira, mas sim de homens e mulheres. Aos fiéis cabe a ação de espalhar a Palavra, com fé e responsabilidade, atentos para não confundir àqueles que, por algum motivo, se afastaram da . Logo após os relatos dos evangelistas, a Bíblia nos traz o livro dos Atos dos Apóstolos, título que acompanha os escritos desde o século II, como Actus ou Acta Apostolorum do latim e Praxeis Apostolon do grego. O texto não é propriamente um relato sobre todas as ações dos apóstolos, mas uma série de relatos históricos dos primeiros momentos dos cristãos em missão, em especial, Pedro e Paulo.

Missão da Igreja

O primeiro capítulo em Atos dos Apóstolos nos mostra um questionamento de provação aos apóstolos. Após a ascensão do Cristo, os apóstolos ficaram ali e olhavam para o céu. Foi então que dois homens vestidos de branco apareceram e lhes questionaram: “homens da Galileia, por que vocês estão aí parados, olhando para o céu?” (At 1, 11). E quantos de nós estamos parados, olhando para o céu, esperando um milagre? A missão evangelizadora não é inerte, mas somos nós que devemos agir. Vamos refletir a mensagem.

Imagine ser testemunha viva dos atos de Jesus, escolhido, naquela época em que o Cristo andava entre nós, para viver e aprender com Ele. Toda obra de Cristo foi testemunhada por seus próprios olhos, as parábolas foram lhes explicadas em particular (Mc 4,34) e a missão foi passada ante a ascensão. Jesus subiu aos céus e você está diante do mundo, com a lição e a missão. A maioria de nós precisaria de tempo para absorver a vocação e ainda precisamos nos dias atuais. Houve, para aqueles discípulos, duas figuras que lhes despertaram o agir, como eu e você já tivemos alguém que nos inspirou o exercício da fé.

Propagadores da mensagem de Jesus Cristo

Estar na presença do Cristo é vivenciar a paz e a promessa da salvação. Até mesmo Pedro quis estar nessa presença, como nos mostra a passagem que conta a transfiguração de Jesus Cristo. “Senhor, é bom ficarmos aqui” (Mt 17, 4) foi a expressão de Pedro, queria ele montar tendas e não mais voltar para a desolação mundana. E quem de nós poderá julgá-lo? Como é bom estar entre os amigos e familiares nas Missas e nos encontros paroquiais! Mas não é essa a missão. A verdadeira missão é espalhar a Palavra e, assim, devemos entender a paz que a Santa Missa nos concede como reparadora do cansaço e da desilusão de enfrentar um mundo injusto. Cheios do Espírito Santo, em comunhão com o Cristo Eucarísticos, devemos agir.

Esse é o segundo artigo da série “As palavras da Palavra”, com a singela missão de despertar nos cristãos o sentimento íntimo de tornar-se receptor e emissor da mensagem de Deus, tema específico do primeiro artigo. O ministério da palavra, a reflexão particular do texto bíblico e a reflexão por grupos de oração, serão temas dos próximos artigos. Que Deus nos acompanhe e nos ilumine. Que assim seja.


FALE CONOSCO

  • Rua João Ridley Bufford,79 – Centro Santa Bárbara d’Oeste – SP
  • (19) 3044–3898
  • contato@operariosdamesse.org.br
  • Como Chegar

Pedido de Oração

Pesquise aqui