TOTUS TUUS

São Luís Maria, em seu Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem, usa estes termos como fórmula de renovação da consagração: “Tuus totus egosum, et omnia mea tua sunt”, que quer dizer: “Eu sou todo teu, e tudo o que é meu te pertence”. O Santo recomenda que se renove a consagração pelo menos uma vez por ano, mas esta pode ser feita também uma vez por mês, mediante uma preparação. Porém, pode até mesmo ser renovada todos os dias por estas breves palavras (cf. TVD 233).

Devemos aprender com Maria a orar, pois a verdadeira oração nos conduz, a partir de uma experiência mística, a produção de frutos concretos por meio de gestos e ações em nossa vida.

Podemos assim confirmar esse fruto lembrando a carta de São Tiago 2,26 que nos diz: "Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta”. Conosco também deverá acontecer o mesmo processo, pois não existe fé sem frutos.

Com Maria foi assim, sua oração transformou-se em atitudes concretas a partir de uma condição fiel e disposta, de forma que Maria expressa os sentidos de sua oração, apontando nas bodas de Cana, para os serventes seu filho Jesus dizendo: “Fazei tudo o que Ele vos disser.”

 Toda experiência com Deus nos remete ao próximo, nada Deus realiza sem que se tenha um proposito, e tudo que se realiza seja por Cristo, com Cristo e em Cristo.

Podemos tomar por exemplo Santo Afonso, que nos diz que Maria é cheia de graça, porém, esta plenitude não foi concedida apenas para si, mas também para que compartilhasse conosco.

Precisamos verdadeiramente sair de nosso “pequeno mundo” de egoísmo, e dar nossos passos concretos em favor da construção do reino de Deus aqui na terra.

Que Maria nos conduza como discípulos-missionários a levar as maravilhas do Reino a todos os homens e mulheres de boa vontade.

 

Santa Maria, rogai por nós que recorremos a Vós!

 

César Quirino

Fundador


FALE CONOSCO

  • Rua João Ridley Bufford,79 – Centro Santa Bárbara d’Oeste – SP
  • (19) 3044–3898
  • contato@operariosdamesse.org.br
  • Como Chegar

Pedido de Oração

Pesquise aqui