20 anos de fundação

Quero iniciar esse artigo falando um pouco sobre o tempo. Uma vez meu pai me disse que não teria possibilidade de me dar uma formação universitária, porém me dava a possibilidade de cursar a melhor universidade, que se chama “Universidade da Vida”.

Com o decorrer da minha história, até consegui minha formação universitária, mas nada superior à grande Universidade da Vida. Nesta universidade Deus Pai é Grande Reitor, Jesus coordena todo curso, e o Espirito Santo é o professor, que ensina a matéria principal que nos forma, e o nome desta grande matéria é o TEMPO.

O tempo nos ensina, corrige nossos caminhos, nos amadurece e nos faz crescer, mesmo diante das barreiras, se caminharmos com fé decididamente, pelo caminho reto da salvação. O tempo prova e comprova tudo, e nada pode contestá-lo. É dentro dessa realidade que desejo Louvar a Deus nestes dez anos de caminhada do Carisma Operários da Messe.

A construção do carisma Operários da Messe nesse tempo de Comunidade Missionária, é feita de dedicação, alegria e por muitas vezes de, lágrimas e sofrimentos. Olhando para esse tempo que nos forma, vejo que tem sido escrito em nossa vida, uma bela história de Amor de Deus que nos prova e comprova a cada instante.

Meu agradecimento àqueles que passaram por nossa história, dando sua contribuição para cada época, minha Gratidão aos que conosco permanecem caminhando nessa estrada do tempo, desde nossos Benfeitores e voluntários até os filhos da obra que experimentam a graça de exercer uma vocação pensada por Deus desde a fundação do mundo, essa vocação que nos salva.

Nada dessa história teria sentido se não tivéssemos a benção de nossa Igreja, à qual agradeço profundamente na pessoa do nosso Bispo Dom Fernando, que, com sua sabedoria e simplicidade, mas também com um coração de pastor, sempre esteve presente nos diversos momentos de nossa caminhada.

Sendo assim, nessa graça somos abençoados, pois, diante da nossa pequenez, ao seguirmos essa estrada, podemos só afirmar aquilo que o Apostolo Pedro nos diz: “Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte;lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós” (1 Pedro 5:6-7).

O Carisma Operários da Messe nasce da passagem de Ezequiel 37, onde o profeta recebe a ordem de Deus para profetizar sobre os ossos ressequidos, e que, ao receberem o sopro divino, retomam a vida. Do coração de Deus para Igreja os Operários da Messe seguem, movidos pela mesma força da ressurreição no carisma: “Dar vida a quem não tem”.

Surgimos com a missão de cumprir o desejo de Deus em ir ao encontro daqueles mais necessitados, pessoas afastadas do aprisco (Mãe Igreja) por diversos motivos, quais sejam: desavenças familiares, uso de drogas, decepções com a Igreja e seus dirigentes, enfermidades físicas, espirituais e psicológicas, pobreza, dentre outros… Em suma, ir ao encontro dos mais feridos (OS ÚLTIMOS), ou sejam, aqueles que são rejeitados pela sociedade.

Nós somos chamados a sermos manifestação deste carisma para o mundo, em atitudes, gestos, amando como o Bom Pastor ama, sem limites, sem nada em troca. Os Operários da Messe são aqueles que, com os olhos do Pai, sentem uma enorme compaixão e, movidos pelo Espírito vão ao encontro para curar e limpar as feridas.

Hoje podemos dizer que somos cobertos pela imensa misericórdia e amor de um Deus que a cada dia se manifesta intensamente em nosso ritmo missionário diário. Sempre digo que, ao recordar a passagem de Moisés na sarça ardente, fico a refletir na graça de ter recebido esse grande e precioso presente de Deus para nossa vida, pois estar em um carisma é ter a graça de poder dizer: tira as sandálias de teus pés, pois o lugar onde estás é Santo!

Que a Virgem Maria, mãe da divina providência, que sempre esteve ao nosso lado nesses dez anos, continue caminhando conosco, pois depositamos nosso carisma sob a sua zelosa maternidade. Que o Senhor da Messe nos abençoe e nos confirme em nossa missão!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *